Seguidores

sábado, 24 de janeiro de 2009

A Razão dos Avós - Daniel Sampaio


Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946. É, além de escritor, um consagrado psiquiatra. Em 1997, tornou-se professor da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Autor de diversos livros de sucesso, em que se destacaram “Inventem-se Novos Pais”que já vai na 15 º edição e “Vagabundos de Nós”, obra que em 2004 foi adaptada ao teatro.
O seu mais recente livro tem como titulo “A Razão dos Avós”e já conta com mais de 60.000 exemplares vendidos em Portugal.
O seu novo trabalho questiona o papel dos avós na actual sociedade. Serão transmissores de afectos sem regras ou, pelo contrário, a garantia da continuidade da família? Os valores que cimentam a história de uma geração devem ser esquecidos ou, pelo contrário, transmitidos aos mais novos? Como se pode educar nos tempos de hoje, em que alguns reclamam mais autoridade e outros parecem recear a palavra? Estes são algumas das razões discutidas no livro.
Ao partir de uma pesquisa aprofundada sobre as suas próprias raízes familiares, Daniel Sampaio centra-se no papel dos avós no quotidiano familiar.
Na opinião do escritor, numa sociedade onde os pais têm cada vez menos tempo para estar como os filhos, quando verificamos que em cada 100 casamentos 48 acabam em divórcio, são os avós, muitas vezes, que permitem a continuidade da família e são os garantes dos valores familiares que asseguram o futuro.
Sampaio conclui, “a razão é dos avós, porque são aqueles que a experimentaram na vida e a souberam organizar com evolução dos tempos: mesmo quando não têm estudos, trazem sabedorias e sabem como devem educar. E não «estragam» ninguém com o seu amor: gratificam mas também disciplinam.”
Um livro para ser lido por toda a família.
Boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário