Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

                No próximo dia 18 de Junho fará um ano que José Saramago nos deixou. Publicado em 1991, O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi o seu livro mais polémico. O livro era candidato a melhor romance europeu do ano quando, o governo de então, liderado por Cavaco Silva, decidiu censurar a participação da obra nessa distinção. Em virtude disso, Saramago foi viver para a ilha espanhola de Lanzarote com a sua esposa Pilar del Rio. Não ganhou esse galardão, mas em 1998 tornou-se o único autor de língua portuguesa a vencer o Premio Nobel da Literatura, o mais importante prémio literário mundial.
                A figura central deste romance é Jesus, filho de José e de Maria. Jesus vive maritalmente com Maria de Magdala que antes de o conhecer era prostituta. São muitos os temas abordados ao longo do livro. É através de Jesus que ficamos a saber, por exemplo, que Deus tem pouco ou nenhum respeito pelas mulheres; ou que adora que em sua devoção lhe sacrifiquem animais vivos, mas só se estes não tiverem qualquer espécie de deficiências; em diálogo com Jesus, Deus revela que para ambos se tornarem famosos terão que existir muitas guerras, assim como as Cruzadas e a Inquisição, onde milhares de pessoas serão mortas, outras torturadas, outras ainda mutiladas (“quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitoria sobre os outros deuses, com quanto de sofrimento e de morte se pagarão as lutas que, em teu nome e no meu, os homens que em nós vão crer travarão uns contra os outros”). No fim do livro Jesus afirma, referindo-se a Deus: “Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez.”
                Este é um livro para ser lido tanto por crentes como por ateus porque como o autor afirma: “ Tudo quanto interessa a Deus, interessa ao Diabo.”
                Boa leitura…

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Questão Finkler - Howard Jacobson

Aos 68 anos, Howard Jacobson viu o seu romance “A Questão Finkler” ser premiado com o Man Booker Prize de 2010, um dos mais importantes prémios literários mundiais. Já foi professor na Universidade de Sidney. De origem judaica, vive actualmente em Inglaterra.
 A história desenrola-se em torno de três amigos: Julian Treslove, Libor Sevcik e Sam Finkler. Libor é um judeu e antiga estrela de Hollywood, mantinha uma relação extremamente afectuosa com Malkie, sua mulher, cuja morte o deixou profundamente abalado. Finkler também é judeu, é um autor consagrado de livros de auto-ajuda, casado, vê a sua mulher converter-se ao judaísmo, mas Finkler é um judeu que condena os ataques de Israel à Palestina, recentemente tornou-se no líder dos Judeus Envergonhados. Treslove já foi professor, mas não conseguiu manter-se nessa profissão durante muito tempo, já teve várias mulheres, mas acabam sempre por o abandonar, tem dois filhos, mas mal os conhece, até ao falecimento da mulher de Finkler, mantinha uma relação estritamente sexual com esta. Translove mantém uma obsessão na sua vida: converte-se ao judaísmo.
                É através destas três personagens que ficamos a saber os costumes religiosos dos judeus, ou como ainda hoje são um povo perseguido. Também nos informa das atrocidades praticadas na Palestina. Fala-nos do holocausto e de como os europeus obrigaram os judeus a formar o estado de Israel. Com uma lucidez invejável, sem fanatismos religiosos ou políticos e sempre dando o ponto visto dos vários lados, Howard Jacobson faz uma profunda reflexão sobre as causas judaicas tanto passadas como futuras. A Questão Finkler bem se podia chamar As Questões do Judaísmo.
                Boa leitura…