Seguidores

sábado, 30 de julho de 2011

Fernando Pessoa - O Banquiro Anarquista


"Argumentei e argumentei, e , em resposta aos meus argumentos, não obtive senão frases, lixo, coisas como essas que os ministros respondem nas câmaras quando não têm resposta nenhuma..."

Sugestão sobre O Banqueiro Anarquista:
http://sugestaodeleitura.blogspot.com/2010/12/o-banqueiro-anarquista-fernando-pessoa.html

domingo, 24 de julho de 2011

Jorge Amado - Capitães da Areia

Jorge Amado nasceu em Itabuna, uma cidade da Bahia, a 10 de Agosto de 1912. Foi também em Agosto, a dia 6 do ano 2001, que o mundo veria morrer um dos escritores brasileiros mais aclamados, tanto pelos críticos como pelos leitores. Formou-se em Direito, contudo, nunca exerceu a profissão, em contrapartida, no ano da sua licenciatura, em 1935, já era um escritor conhecido em todo o Brasil. Em 1994 foi-lhe atribuído o Prémio Camões.
Publicado em 1937, Capitães da Areia conta com mais de 5 milhões de livros vendidos em todo o mundo. Teve a sua primeira edição apreendida e depois queimada na praça pública, devido ao intenso envolvimento político do autor, que já na altura era comunista.
Pedro Bala, um adolescente, é o líder de um grupo, que chegou a contar com mais de 100 crianças, o seu “quartel” é um velho trapiche situado na praia de Salvador da Bahia. Todas essas crianças estavam abandonadas nas ruas e encontraram nos capitães da areia um sítio onde lhe dão carinho, compreensão, amor e comida. Temidos pelos ricos, marginalizados pela igreja, o grupo assalta casas de gente abastada, burla e rouba nas ruas da Bahia, mas, cada vez que alguma criança desamparada, sem pai nem mãe, vem ter ao trapiche acolhem-no como um dos seus. As preocupações sociais estão bem explicitas ao longo do livro. Amado transforma estes jovens em heróis ao estilo de Robin Hood.
Um livro actual, apaixonante, que nos faz olhar para a criminalidade juvenil de uma maneira diferente.
Boa leitura…

domingo, 3 de julho de 2011

Dan Brown - O Símbolo Perdido

Aos quarenta e seis anos, Dan Brown, é actualmente um dos escritores mais conhecidos no mundo. No dia em que foi posto à venda, “O Símbolo Perdido” vendeu mais de um milhão de exemplares, actualmente conta com mais de seis milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Depois do Vaticano e de mistérios envolvendo a Igreja, Washington é agora o cenário para o novo livro e os segredos maçónicos o tema do novo romance.
Robert Langdon é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio, quando chega à sala onde iria dar a palestra, esta está vazia, depois de fazer um telefonema apercebe-se que foi levado para aquele edifício com outros objectivos, ao entrar na Rotunda do Capitólio Langdon deparasse com uma mão “posicionada com o dedo indicador e o polegar a apontarem para o tecto”, ao se aproximar vê que “as pontas do indicador e do polegar tinham sido decoradas com minúsculas tatuagens”, o prestigiado simbologista não teve duvidas, tratava-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos, para seu espanto o quarto dedo tinha um anel de ouro maçónico que Longdon tão bem conhecia, aquela mão no meio da rotunda do Capitólio era a mão do seu amigo Peter Salomam, filantropo e Soberano Grande Comendador da Maçonaria. Para salvar o seu amigo, Robert terá de desvendar um segredo escondido à centenas de anos pelos maçons.
George Washington, o F.B.I. a maçonaria, câmaras ocultas, túneis, templos, símbolos secretos e códigos enigmáticos fazem da última obra de Dan Brown um livro misterioso e que nos surpreende a cada página.
Boa leitura…