Seguidores

sábado, 7 de julho de 2012

Nome de Toureiro - Luis Sepúlveda


Há já alguns anos que não lia livros de Luis Sepúlveda. Nome de Toureiro foi o livro escolhido para regressar ao autor chileno.  
Este livro tem a estrutura de um policial. As personagens andam o livro todo à procura de sessenta e três moedas de ouro que tinham desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial. Para as descobrirem o autor leva as personagens aos mais variados cantos do planeta, mas a Alemanha e o Chile são os dois países em destaque.
Na Alemanha, o Muro de Berlim já não existia, mas os alemães ainda continuam a ter atos racistas para com os emigrantes, Juan Belmonte, a personagens com nome de toureiro, é um exemplo disso. As sessenta e três moedas de valor incalculável trazem-no de regresso a Chile, país que já não vivia sobre a ditadura de Pinoche, aí recorda-nos as torturas e os presos políticos que houve nesse país. Com o regresso terá oportunidade de ver o amor da sua vida, mas será que o serviço a que se comprometeu ira-se sobrepor ao seu coração?
Na minha opinião, neste estilo literário Supelveda está muito longe de outros autores do mesmo género. Não existe suspense, além disso, a forma como certas tarefas são descritas levam o leitor a pensar que são muito simples quando na realidade não o são. Escritores como Dan Brown ou Mario Puzo são bem melhores neste género literário. Dos livros quer li de Sepulveda gostei do Velho que lia Romances de Amor e da História de um Gato que Ensinou a Gaivota a Voar. A Lâmpada de Aladino; Rosas de Atacama e este Nome de Toureiro são de qualidade duvidosa, mas claro isto é apenas a minha opinião.

        

2 comentários:

  1. Em suma, não gostaste muito! Mas como sou fã incondicional de Sepúlveda, assim que o apanhar a jeito vou lê-lo... Para tirar dúvidas! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Teté,

    Sim é verdade, não gostei muito, mas raramente gosto de policiais.
    Achei "a História do Gato que Ensinou a Gaivota a Voar" um livro fantástico.

    ResponderEliminar